Tuesday, November 15, 2011

Vou falar de uma coisa da qual não percebo nada

O que me deixa bastante bem colocado, dado que a grande maioria dos tipos que têm vindo a terreiro botar faladura acabam por ser desmentidos pelo tempo (e pelo clima também). Talvez o parlapié de um fulano que não percebe nada do tema e que o assume frontalmente não seja pior do que as bacoradas dos pseudo-experts de pacotilha e horário nobre.
Assim de repente, um palavrão: CDS (credit default swaps). Básicamente são seguros contra incumprimento de operações de crédito. Ou seja, eu empresto dinheiro ao Jacinto Leite Capelo Rego e contrato um CDS contra esse empréstimo, não vá o Jacinto não me poder pagar. O que é interessante nos CDSs é que eu posso contratar um CDS contra uma operação de crédito na qual não estou envolvido. Pior, em abstracto o Jacinto pode pedir dinheiro emprestado e contratar um CDS contra esse empréstimo (se conhecer bem os meandros da coisa, claro)! Ou seja, de repente há uma série de gente com CDS contra operações nas quais não investiram um cêntimo, mas com todo o interesse em que corra mal. Isto é apenas uma das coisas muito mal explicadas no sistema financeiro actual, e que explica porque é que tanta gente está interessada em que tantas coisas corram mal - é que efectivamente alguém tem algo a ganhar com isso. Muito, diga-se. Não sei quem irá pagar esses CDSs (presumo que ninguém), mas como os balanços destas coisas são fictícios, é perfeitamente justo que a coisa corra mal.
Outra coisa menos de repente: porque raio é que o BCE não controla directamente e em exclusividade o mercado da dívida soberana (e das empresas públicas) dos Países da zona Euro? Ou seja, Portugal, a Grécia, a Itália, em vez de irem ao "mercado" vender dívida pública, ficariam obrigados a vendê-la exclusivamente ao BCE. A Europa teria assim um instrumento simples e eficaz de controlar o défice e a dívida soberana de todos os Países da Eurozona, que ficariam assim imunizados às flutuações de humor dos mercados.


Alguém que perceba do assunto me explique porque raio é que isto não pode funcionar assim.

No comments: