Friday, March 1, 2013

A Joana Amaral Dias

...Leu o 1984...

O mais impressionante da história não foi nada disso, essa parte foi apenas a coincidência. Eu li o 18984 em... 1984, e na altura não consegui apreender o alcance da obra. Retive a "big picture", foi-se o resto. Há pouco relembrei o termo "Novilíngua"... e a Wikipedia relembrou-me alguns dos termos:


Duplipensar - Duplo pensamento, duplicidade de pensamentos, saber que está errado e se convencer que esta certo. "Inconsciência é ortodoxia".
Crimideia - Crime ideológico, pensamentos ilegais.
Impessoa, Despessoa - Uma pessoa que não existe mais, e todas as referências a ela devem ser apagadas dos registros históricos.
Bempensante - Pessoa naturalmente ortodoxa
Crimideter - "Faculdade de deter, de paralisar, como por instinto, no limiar, qualquer pensamento perigoso. Inclui o poder de não perceber analogias, de não conseguir observar erros de lógica, de não compreender os argumentos mais simples e hostis ao Ingsoc, e de se aborrecer ou enojar por qualquer trem de pensamentos que possa tomar rumo herético." - Como descrito pelo próprio autor no livro.
Negrobranco - Como muitas outras palavras em Novilíngua, esta tem dois sentidos mutuamente contraditórios. Quando é aplicada a um adversário, é o hábito de se afirmar que o negro é branco, apesar dos fatos evidentes. Quando aplicada a um membro do Partido, simboliza a lealdade de afirmar que preto é branco, se isso for exigido pelo Partido. Também significa acreditar que o preto é branco, ou até mais, saber que o preto é branco, e acreditar que jamais foi o contrário.

Todo o universo do livro retratava o comunismo (Ingsoc) num futuro não muito distante (o livro foi publicado em 1949) e num país distante - a Oceania. Estamos em 2013, muito longe desses tempos, num regime aberto, democrático.
É mesmo?
Curiosamente, num só dia (hoje) assisti a alguns penosos actos de "duplipensar", fui acusado de "crimideia" e qualificado de "impessoa" por ser incapaz de, parcialmente "crimedeter". Por um sistema "bempensante" povoado de "negrosbrancos"...

Em 2013, portanto, não em 1984. Em Portugal, não na Oceania.


No comments: