Thursday, January 16, 2014

I.Bagerov



Creio que hoje fiquei pela página 640, das novecentas e muitas que tem. Pesem embora alguns erros aqui e ali (entre o nome do Almirante Yamamoto e o do atol de Tarawa, só para referir dois dos que me recordo assim de repente), a leitura é fácil e corrida. 
Encurtando uma longa história: os primeiros cinquenta anos do Séc. XX fascinam-me. Conseguimos encontrar na História desse período a demonstração cabal de que os avanços tecnológicos e científicos e civilizacionais não andam forçosamente a par. Conseguimos também encontrar relatos do melhor e do pior de que a Humanidade é capaz, individualmente ou em grupo, e foi exactamente um desses relatos que me fez rir que nem um idiota no combóio da manhã. Reza a história que um fugitivo, o Tenente David Pelham James da Royal Navy se terá evadido do campo de Marlag no dia 9 de Dezembro de 1943 envergando um uniforme da Royal Navy: "Devido ao grande numero de uniformes que se viam na Alemanha, resolvi tentar a fuga vestindo um uniforme completo da Marinha Britânica, equipado com um cartão que me declarava membro da Marinha Búlgara (a Bulgária era à data aliada da Alemanha). 
A reter: o nome que tinha inscrito no cartão era I. Bagerov, que em Inglês cheio de boa vontade se lerá "I bugger off", em Português "vou-me pirar".




No comments: